Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica

banner-pagina-cursos-ambiente-hospitalar

PERFIL DE CONCLUSÃO DO ALUNO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

Após a conclusão, o aluno será um profissional especializado da área de Saúde de Nível Técnico e capaz de instrumentar o Cirurgião durante a realização de intervenções cirúrgicas, desenvolvendo ações de apoio, referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas. Deverá ser capaz de:
Escolher o material específico para a cirurgia e verificar se está em ordem.

- Dispor o material da cirurgia na mesa, evitando contaminar o mesmo, verificando sempre se nenhum material necessário está faltando.
- Evitar qualquer tipo de contaminação, conservando as mãos acima da cintura, não podendo encostar estas em qualquer lugar que não esteja esterilizado.
- Cuidar para não encostar com a parte não estéril do avental nas mesas auxiliares e de instrumentais; na falta de avental com opa (proteção nas costas).
- Auxiliar na colocação dos campos que delimitam a área operatória, entregando-os ao assistente e ao cirurgião.
- Passar os instrumentos, sempre tendo cuidado que seja do lado correto, para evitar quedas, e que o cirurgião tenha que virá-lo antes de usar, evitando acidentar-se.
- Conservar o campo operatório sempre limpo e em ordem para evitar transtornos.
- Conservar os instrumentos sempre no lugar próprio, nunca deixar a mesa desarrumada.
- Responsabilizar-se no caso de cirurgias em que são retirados materiais para exame, até que sejam encaminhados ao setor competente.

Autorização de funcionamento Parecer SEE nº 1005/14 de 18/06/2014 – CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.